A disfunção e sintomas da ATM: dor de cabeça, tontura, vertigens, zumbidos, enjoo, vista embaçada ou a luz incomoda? -50 anos. A articulação da mandíbula, causa estalos, barulhos, ruídos, dor ou dificuldades de abrir ou fechar a boca ou mastigar os alimentos? Tem tratamento, cura, sem remédio ou cirurgia?

ATM “significa Articulação Temporo Mandibular”, atualmente substituído por “Algias por Tensões Musculares” (denominação dada, pelo Prof. Dr. JJ Barros). Também é denominado DOF (Dor Orofacial), DTM ou D-ATM (Disfunção da Articulação Temporo Mandibular), TMJ (Temporomandibular Joint Disorders – sigla em Inglês).

“Disfunção na articulação”, indica que ela não está funcionando corretamente. Sintomas: dores na região do ouvido, a frente ou abaixo dele, desvios na abertura da boca, dificuldades, de abrir ou fechar a boca ou ao mastigar os alimentos, ruídos, estalos, crepitações, luxações ou subluxações; que podem ter como causa, “a posição da mordida de conforto incorreta”, entre os dentes superiores (da maxila), com os dentes inferiores, da mandíbula.

“Posição de conforto, é quando existe um ponto de equilíbrio, dos dentes, músculos, ligamentos e articulações”.

Uma pessoa, pode ter, um “lindo sorriso”, com os dentes estéticos, alinhados e pode ter sintomas, pois seus dentes, podem não estarem, na sua funcionalidade e equilíbrio correto.

Seria essa posição, que devemos procurar, “antes de qualquer outro tipo de tratamento definitivo”, nos dentes (como troca ou colocação de pontes fixas, coroas, dentaduras, pontes móveis, colocação, de coroa sobre implantes dentais, colocação de ortodontia fixa ou cirurgia ortognatica, por exemplo) ou da extração dentária seletiva, para correção, de dentes tortos. (pode haver mudança, no tipo de tratamento definitivo, após localizado, essa posição de conforto).

Aparelho ortodôntico fixo ou móvel, causa dor no ouvido e estalos, entre outros sintomas? “Sim, se não bem conduzido, esse tratamento”, devido os dentes saírem, da posição de conforto, na movimentação dos dentes. E, antes de pensar, corrigir os dentes, usando ortodontia fixa, nos portadores dessas sintomatologias, devemos inicialmente, tratar desses sintomas, visando localizar a posição de conforto, muscular e articular perdida, “pois senão, corremos o risco, de ter que refazer, esse tratamento ortodôntico”.

“Fiz cirurgia, com anestesia geral, fiz a extração dos sisos ou tratamento de canal ou fiz uma obturação, nos dentes de trás e comecei ter, estalos na articulação e sintomas, de dor na região da cabeça, tonturas (labirintite), comecei a ter dor ao abrir a boca e quando mastigo, os alimentos, inchaço na face (lateral do rosto). Isso pode ocorrer, ao forçar a abertura da boca, nesses procedimentos, além do normal.

Mesmo, um estresse forte ou mastigar um alimento, muito duro, como um torresmo, por exemplo, pode levar a essa patologia (normalmente, paciente, já tinha tendência, de ter, esses problemas).

Anatomia da articulação temporomandibular: é constituído da cabeça da articulação: 2 (chamada antigamente de côndilo articular), da cavidade glenóide: 5, do disco articular: 4, líquido sinovial (líquido, que lubrifica a articulação): 3,  eminência articular e ligamentos. Essa articulação são duas, sendo uma de cada lado, a frente do ouvido: 1 cavidade do ouvido.

Disfunção da ATM ou DTM

A cabeça da articulação faz os movimentos (dentro de sua cavidade), de rotação, translação e também de lateralidade, visto que nos movimentos de mastigação, há movimentação lateral da mandíbula. 

Existe uma cavidade à frente de cada ouvido, em que a articulação temporo mandibular se aloja. Só que a articulação, não fica no fundo dessa cavidade; existe um espaço (entre a articulação e o fundo dessa cavidade – chamada de cavidade glenóide), espaço esse que é mantido, pela posição dos dentes, onde fica alojado o disco articular, que tem um formato de um disco (esse disco, serve como um “amortecedor” da articulação, evitando impacto direto da articulação, com a cavidade, da articulação).

O disco da articulação da mandíbula. A utilidade do disco articular, é de servir como “amortecedor”, evitando que a articulação bata, diretamente no fundo da cavidade e proteja a articulação ao mastigarmos, os alimentos ou quando falamos. 

1) Subluxação da articulação temporo mandibular: é quando existe uma diferença, que é visto, em um exame radiográfico, de abertura da boca, além do ponto da linha B, em relação a linha C, mantendo ainda a cabeça da articulação, sobre o topo da eminência.

Quando abrimos a boca ao máximo, em uma articulação normal, essa cabeça deverá parar no ápice (lugar mais alto – linha B) dessa eminência, sem ultrapassá-la.

2) Luxação da articulação temporomandibular. O que é? Quando, por algum motivo a cabeça da articulação, passa essa eminência, pode ocorrer o travamento, dessa articulação, ao abrir a boca, impedindo de o paciente, de fechar a boca (esse problema é chamado de luxação aguda, da articulação). Isso, pode se repetir por várias vezes, em alguns casos por anos, acabando-se por tornar crônico (é chamada, de luxação crônica, recidivante).

Esses problemas, podem causar alterações, na forma da cabeça da articulação, da mandíbula (desgastes ou degenerações, por exemplo), se não forem tratados, precocemente.

“Alterações na articulação da mandíbula”, podem causar dores ao abrir ou fechar, a boca, ao mastigar os alimentos ou ruídos (estalos ou crepitações – barulho semelhante a papel, sendo amassado) nas articulações, além de poder gerar, alterações anatômicas permanentes, de não tratados precocemente.

Não consigo abrir direito ou totalmente a boca, sinto dor: limitações de abertura. Esse problema ocorre geralmente, na maioria dos casos, por fadiga muscular, por excesso de uso (é uma defesa do músculo para evitar um mal maior) ou causado por fatores originados, nas articulações (traumas, anquiloses, por exemplo) ou abcessos dentais ou cirurgias na boca (como a extração do dente do siso). 

Nos casos em que essa limitações, forem decorrentes de cirurgias bucal, (como na extração, dos dentes do siso) pode vir ser utilizado, a goma de mascar, (a critério do profissional) para recuperar os movimentos, de abertura da boca.

Abri a boca para comer ou bocejar e não consigo fechar (travou aberta). O que faço? Em alguns casos, quando o paciente ao abrir, muito a boca, não consegue o fechamento, por si próprio, ocorre um travamento (luxação aguda), temos que utilizar, uma manobra, para recolocar a articulação, na sua posição normal, dentro de sua cavidade ou quando não conseguimos (devido ao espasmo muscular). Temos de utilizar técnicas de sedação, em alguns casos, afim que ocorra o relaxamento muscular e facilitar a recolocação, da articulação, em sua cavidade. 

Também, podemos ter sintomas articulares, por outros problemas, como, os patológicos ou causados por acidentes, que podem comprometer, essas articulações.

Fiz exames e apresentou deslocamento, do disco articular da articulação da mandíbula: No caso do deslocamento do disco articular ao abrir a boca e esse disco, não volta para a sua posição ao fechar a boca, pode ocorrer, um contato brusco “osso com osso” – articulação e fundo da cavidade onde ela se aloja, podendo levar a dores (que pode ser contínua ou ao mastigar ou falar), estalos e crepitações. Pode ter tratamento, sem cirurgia.

Ao abrir a boca, bocejar, mastigar ou falar. Escuto um barulho, dor ou estalo no ouvido. Pode ser causado por problemas de disfunção articular. Esses sons são, “às vezes tão intensos”, que podem ser ouvido, por outras pessoas.

Podemos ter sintomas de causa articular, muscular e emocional.

É importante, “que passe por uma visita”, para uma melhor avaliação, da causa, de seus sintomas e podermos fazer, o exame de diagnóstico diferencial, exames radiográficos e outros exames.

A maioria desses sintomas, com essa causa, são tratados, sem a utilização de remédios, cirurgia ou restrições alimentares.

A1- Muscular: A disfunção da ATM ou DTM, pode causar, zumbidos no ouvido, certos tipos de barulhos, ruídos, sensação de ouvido tampado, diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, (mais graves ou agudos) ou surdez.

2- Labirintite, labirintopatias,tontura, atordoamento ou  vertigem, pode ser causado pela ATM ou DTM e suas disfunções? Sim, pode causar sintomas, semelhantes a labirintite ou labirintopatia, sensação ao andar, que está pisando, em falso, instabilidade quando parado (movimento pendular) ou dificuldades de andar, em linha reta. Sensação, que estar aérea, fora do ar.

3- Sintomas de disfunções das ATMs dão dores de cabeça. Sintomas que podem ser fortes, constantes ou intermitentes (como nas enxaquecas, cefaleias ou migrâneas), em volta dela ou nas laterais, (sensação de pressão ou que tem um capacete ou cinta em volta da cabeça ou dor testa, nuca ou têmporas -laterais da cabeça) ou sensação de adormecimento (ou que está anestesiado), o couro cabeludo.

4- A ATM, podem causar, dores nos olhos, face, nuca, ombros, costas, pescoço, (dor ou estalos no pescoço, ao movimentar a cabeça, para os lados – podendo causar, torcicolos) além de dores de cabeça ou tonturas. Também pode gerar, dores reflexas, nos braços ou peito (podendo pensar, que está, com problemas cardíacos), enjoos, sensação de alguma coisa enroscada, na garganta ou pigarro constante, sensações de sufocamento (como alguém estivesse apertando a garganta), fotofobia (aversão à luz).

5- Sensações de aperto ou incômodo, ou que alguma coisa está enroscado, na garganta, pigarro constante ou coceira, na garganta.

6- Podemos ter, dores na face, nos dentes de cima, o nariz pode tampar, como se fosse uma sinusite, mas sem a presença de pus (seria uma “falsa sinusite”, de causa nevrálgica)

7-Fotofobia (aversão a luz – ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.

8- Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de causa muscular).

9- Certos casos de neuralgia, do trigêmeo, quando a causa é a compressão do nervo, pelos músculos, podendo causar, dor intensa, choques ou dormência, na face.

10- Apneia do sono e do ronco. (causa sonolência durante o dia – parecendo que não dormiu direito).

11- Causa patológica ou originados por trauma, nos músculos da face.

B1- Articular: Estalos, crepitações, ruídos ou barulhos, ao abrir a boca, para falar ou mastigar.

2- Luxação ou sub luxação, da articulação temporo mandibular.

3- Causas patológicas ou originadas por trauma articular (queda, com batida, no queixo).

4- Dor, de causa articular (podendo causar dor reflexa no ouvido ou abaixo ou a frente dele).

5- Estalo ou dor, no pescoço ao movimenta-lo, para os lados.

6- Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a causa é articular (como nos caso das artroses – desgaste da cabeça das articulações, por exemplo).

Por isso o tratamento tem que ser, logo que sentir algum sintoma, procurando evitar, problemas futuros.

C1- Outros tipos de sintomas: Sintomas emocionais, como a sensação de estar meio aérea (distante da realidade) ou como a cabeça, fosse um balão.

2- Pode levar, a uma postura incorreta, da coluna cervical e causar dores e estalos ao movimentar o pescoço e torcicolos.

3- Hábitos e vícios parafuncionais, profissionais ou emocionais (como no bruxismo ou briquismo).

Por isso, é importante o conhecimento e saber diagnósticar, os problemas, com essa origem, de outras causas.

Também, esses sintomas podem aumentar, nos pacientes com stress, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos.

Abaixo, uma radiografia de uma articulação da ATM, com osteoartrose –desgaste da cabeça da articulação e a figura, dentro dela representa, como deveria estar essa articulação, sem o desgaste.

Outras causas:

Além das diversas causas já descritas aqui, temos várias outras, como podemos citar: próteses totais (dentaduras), próteses parciais (ponte móvel), pontes fixas (ou mesmo uma coroa unitária), se não estiverem corretamente equilibradas, podem levar a problemas de dor sintomas.

Dentaduras ou pontes móveis causa disfunção da ATM ou DTM? O ideal seria substituí-las ou se fazer um reembasamento – preenchimento, a cada cinco ou seis anos), pois os dentes que são de acrílico e os ossos que suportam essas próteses geralmente nesse período estão desgastados e podem ter perdido, a sua posição de conforto.

Dentaduras com muito tempo de uso ou mal adaptadatas

Tenho falta de dentes. Isso pode causar problemas? todos os dentes estão apoiados uns nos outros. Se um dente for removido e não substituído, a tendência é os dentes vizinhos entortarem, para preencher o espaço do dente perdido, podendo aí ser a causa de desequilíbrios e depois, “mesmo colocando o dente ausente”, pode os sintomas não melhorarem, devido aos outros dentes, terem saído da posição de conforto. 

Sempre se deve promover o reequilíbrio múscular-articular e ligamentar, para substituir ou colocar novas próteses, quando o paciente estiver, sem sintomas, pois se assim não fizermos, pode-se correr o risco de ter de refazê-las.

Remédio resolve? A maioria dos remédios utilizados, para os sintomas, com essa origem, só removem temporariamente, a dor e os outros tipos de sintomas, como de desequilíbrios, a ela relacionadas e, não a causa. Por isso que, passado o efeito, dos medicamentos, normalmente retornam, os sintomas, a dor e os outros tipos de sintomas.

Esses sintomas, “afetam bastante, a vida do paciente”, podendo intensificar o estresse, a irritabilidade e o emocional, podendo com isso, aumentar a intensidade desses sintomas.

Cirurgia na articulação e cirurgia ortognática: Antes, de pensar, em fazer, uma cirurgia de correção, dos dentes, rosto ou na articulação da mandíbula, temos de ver, a posição de conforto ideal, dos dentes, pois o planejamento do tipo de tratamento ou cirurgia, pode mudar.

Zumbido no ouvido e sensação de ouvido tampado: Alguns tipos de zumbidos no ouvido, podem ter como causa, devido aos músculos, da face ou da válvula do ouvido.

Através do exame clínico, podemos saber se é essa a causa mas, mesmo naqueles casos em que as origens são outras, hoje em dia, existe tratamento. Também pode gerar a sensação de ouvido tampado.

Dente do siso causa disfunção? Os dentes do siso, podem causar sintomas e dores, nas ATMs (DTMs). Sim, pode.

Também, devido a cirurgia de remoção do siso (sem o devido cuidado, para proteger as articulações, no ato cirúrgico), podem levar a esses sintomas.